quarta-feira, 1 de julho de 2009

A moda grunge:



A moda grunge “nasceu” nos anos 90 com grandes usuários dela vindo de Seattle (USA).
Diferente da cena punk, o grunge não surgiu como movimento contestatório e rebelde, ainda que tenha emergido do underground, Originalmente, os grunges, que não sabiam que pertenciam a um movimento ou estilo, estavam mais para niilista, alienados e introspectivos-auto-destrutivos.

A moda grunge não usava detalhes oriundos do punk como, a maquiagem carregada, couro e vinis, alfinetes e cabelos super produzidos. E sim roupas largas miseráveis, geralmente velhas, camisas xadrez como as de lenhadores, e suas mangas longas escondiam as picadas.

Em pouco tempo o estilo se espalhou pelo país, e blusões velhos podiam ser comprados em qualquer boutique por mais ou menos 200 dólares, os meninos deixaram os cabelos crescerem como hippies e usavam calças extra-largas, gorros e flanelas xadrezes.

Já a moda ao incorporar o estilo nas passarelas, também carregava elementos hippies: calças com cintura baixa, e as bocas-de-cino voltam a cena, as meninas usavam seus cabelos longos repartidos ao meio. A moda grunge foi uma moda colorida, matérias de segunda mão, ou, roupas costumizadas em casa eram usadas em camadas com grandes botas militares, ou all stars velhos para acompanhar.

13 comentários:

Anderson disse...

Bem excêntrico hein...
Legal.

Anderson disse...

Obrigado pelo comentário lá no blog tbm.

Cássio disse...

uieheuiheuieh
Nossa, eu nunca tinha ouvido falar nesse estilo.
Sou, praticamente, um herege!
Foi interessante.
Até mais!

Danton K disse...

eu era mais novo, mas lembro de algumas coisas... nunca fui mto fã desse estilo nao..

Marcus disse...

eunum curtu muito naum... mais gosto eh gosto neh!

Ana Paula Moreira disse...

Muito interessante seu blog. Mas também não entendo muita coisa sobre moda grunge... agora fiquei sabendo mais!!

Jaime Guimarães disse...

Oi!

Pois então...eu admito que usei alguma coisa da "moda grunge". Camisas xadrez flaneladas e com manga longa num baita calorão...rsss

Mas era moda, tava na moda,o que não fazíamos...rsss

abs!

Anônimo disse...

Olá Felipe, adorei seu canto rsss... tão novo e já decidido sobre seu futuro...seguir a moda!!!
Melhor é sua vontade de enfrentar desafios a frente!!!

EStilo grunge eh meio forçado, n curto muito, mas bom saber um pouco da história... bjuss

=^.^=

Frank disse...

o grunge é mais que uma moda.
o som é algo marcante. grandes bandas grunges: Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains!!!
muito boa essa época!!

muito bom seu blog!
grande abraço

Unknown disse...

Gosto muito destas peças eu tenho uma pulseira com uns ganchos bem legais bem punk.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net
www.twitter.com/blogdorubinho

Anônimo disse...

faço técnico em estilismo e moda também, talvez minha coleção esse ano seja dessa rebeldia do grunge, está de parabéns o blog, continue no que você gosta, pois a moda é um muito de tudo.

Anônimo disse...

manu, massa contar a história do estilo grunge, mas eh como um amigo nosso falou acima: num eh so roupas, esse tipo de coisa. quando os verdadeiros grunge começaram a perceber que o estilo tava virando modinha na época, passaram a não querer mais parecer tão grunge (meio impossivel, pq isso eh uma coisa que vem de dentro). bandas menos comerciais como o alice in chains e mudhoney fizeram isso. assim como varios populares. nirva e pearl jam, apesar de nao aceitarem tal rotulo comercial, cairam nas graças do publico como um raio num dia de chuva forte: quase impossivel de nao acontecer. mas eh isso ai. muito legal mesmo ver as pessoas se interessando pelo grunge, que ha tempos vinha esquecidos nas linhas de musicas, e que novamente reaparece pra tantos jovens que gostaram de conhecer o estilo. mas so cuidado pra nao virar modinha, se nao serei obrigado a me vestir diferente. hehe! abraço!

Anônimo disse...

Mano que nao é moda, nao moda de passarela isso e ridiculo cara corta seus dedos pa nao digitar besteira. voce pode dizer o que voce via mas voce ainda e um merda. alias GRUNGE NAO é NIRVANA rapa..tem mais coisa. pita.