sábado, 22 de agosto de 2009

O folk


Releitura dos anos 60 e 70, influencia do velho oeste, só podemos estar falando da moda “Folk” que veio invadir com vontade o mundo da moda de inverno 2009 e talvez continue ai para a primavera e verão.

Batas bordadas, calças largas, saias amplas da canela ou até mais compridas, vestidos enormes com aplicações, bolsas e botas com franjas, detalhes em bordado, crochê, patworks são algumas coisas que notamos com freqüência no folk.

Tecidos bem rústicos, que variam dês do algodão até camurça e couro, com cores pasteis ou bem vivas como: bege, branco, vermelho, tons de amarelo, chocolate, caramelo, dentre muitas outras.

A moda folk se caracteriza de algumas formas com influencias no velho oeste, como já tinha dito antes, ou até mesmo nos índios americanos, e é daí que vem os tecidos mais rústicos e as franjas, também temos no folk o “Hippie Chic”, daí vem os vestidos e saias longas ou até uma relação com a África que é da onde surgem às cores fortes como o vermelho amarelo ou verde ou até estampas de animais.

Que o folk é moda, todos já sabem, mais a pergunta é como misturar os acessórios com as roupas sem fazer exageiro e nem errar nas combinações e cores. Bom às combinações são infinitas, com grande liberdade criativa, entretanto alguns cuidados devem ser tomados e alguns detalhes bem observados para você conseguir ter um visual com referencias folk, por exemplo as saias amplas com bordados e detalhes, devem ser combinadas com ás blusas mais justas, com cores mais claras e sem muitos detalhes.

Já as bolsas e botas de franja podem ser usadas com roupas mais básicas ou com outras tendências de moda, não é necessário que todos os elementos do visual remetam a idéia do folk, a idéia e só criar um ar meigo do folk em outras passas de roupa, as blusas de outra tendência podem ser muito bem utilizadas com colares imitando dentes de animais, brincos de pena, lenços coloridos ou até mesmo cintos. As botas folk podem ser usadas com bermudas bem despojadas, meia calça ou vestidos leves.

Coletes ou casacos de pele, podem ser usados com jeans ou blusinhas, ou até mesmo vestidinhos modernos, casacos de tricô podem ser usados com saias, jeans e sapatos usados para um visual mais elegante.

As estampas folk e aplicações étnicas devem ser usadas em apenas uma das peças, se a blusa for super colorida ou com muita estampa a calça de ser mais comum, se o casaco e o vestido forem bordados, os sapatos e a bolsa devem seguir outra linha da moda. As estampas de animais não necessitam de mais detalhes pois já chama bastante atenção para o visual. A custumização entra em alta no visual folk, peças com, miçangas, bordados etc... podem fazer parte dos detalhes.

26 comentários:

Anônimo disse...

adoro a moda folk, já fiz um trabalhod a faculdade que era pra afzer um catalogo de moda out/inv 09 a gente escolheu exatamento o folk, essa moda meio hippie chic, cowboy da cidade adoro

http://projetogalo.wordpress.com
http://publicidadedmoda.wordpress.com

Unknown disse...

Eu queria que minha namorada usasse os modelos da primeira foto, achei lindo.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net
www.twitter.com/blogdorubinho

Anônimo disse...

Apesar de "estar invadindo com vontade o mundo da moda de inverno 2009", eu não vejo isso em SP. Pelo menos não muito, até porque todas as modas estão sempre ativas por aqui, hehe. E se está mesmo, eu mal presto atenção nisso, então vou aceitar o que diz como verdade. Mas que o estilo fica lindo em mulher bonita, fica. E aliás, que estilo não fica? =p

simple_chi! disse...

beem legaal! :)
otima materia, parabens pelo blog! ;)






www.quadrado-magico.blogspot.com

Anônimo disse...

Puxa, super esse blog! E de início olhar uma matéria sobre moda folk é fabuloso... Adorei a sua visão descritiva sobre esse estilo tão marcante (e de uma fotogenia...). E se for assim, que comece logo sua faculdade de moda!

Abraços!

Leandro Merlllin
Olhar de Sal de Jack
http://olhardesaldejack.blogspot.com/

Esdras Bailone disse...

Q legal, vc é bastante ligado em moda né?
Eu gosto, mas ñ entendo tanto qto vc.
Mto estiloso seu blog, parabéns!!!

Camila Passatuto disse...

As peças que lembram os índios americanos é interessante...mas essa moda não me atrai rsrsrs, nemum pouco.

O interessante mesmo da moda são as releituras e a roupa como obra de arte, mas bem longe do meu armário alguma dessas obras.

Irving Maynard disse...

Essa moda é bem parecida com a época dos hipies.

Ao tempo em que se comemoram 40 anos do woosdstock que foi a maior concentração de jovens hipies, nada mais justo que aderir aquele estilo de vestir que, para mim, é muito bacana!

Anônimo disse...

Gostei da matéria. Não tenho interesse nenhum por moda, acho que as pessoas devem se vestir como gostam e não como os outros se vestem, mas não posso negar que foi bem explicativa. Quem segue esses preceitos certamente vai achar algo de qualidade em seu texto. Parabéns!

www.descargapublica.blogspot.com

João Cappello disse...

bem legal! não entendo muito... mas gosto da moda folk, ou do que entendo por moda folk, haha.

Versos Controversos - Alan Salgueiro disse...

Tudo isso ao sonzinho de Bob Dylan, não pode se esquecer!

simple_chi! disse...

ah gostei do som da "comma" mas nao sou muito fã de bandas brasileiras que cantam em inglês.. :/
mas porquê você acha que o blog do quadrado devia ser um fotolog? qual é exatamente a diferença..? hihihi

simple_chi! disse...

aah, entendi. é que, bom, esse blog não é só meu.. :/
mas brigaada, pela dica! :)
seu blog é ótimo! :DD

bjs

The M. Redhead disse...

caara , de folk eu só conhecia músicas mesmo ,mooda nunca foi muito meu forte ,ushAUS' mas mesmo assim eu curti muito seu blog, tem informações muito práticas e não é aqueela coisa massiva de acompanhar .retribuindo a visita ,e respondendo a sua pergunta ,sim eu que inventei .
=)

sucesso pra tii ,e boa sorte !

Esdras Bailone disse...

Eu já tinha comentado aqui ontem, faça uma postagem nova e comentarei de novo.
Não vou ficar vindo aqui só pra encher linguiça!!!

Daniel Silva disse...

Passando para retribuir o comentário estranho que disse "mesmo sem ler" que o meu blog eh bem escrito... rs... nao entendi como chegou a conclusao...rs.

simple_chi! disse...

naao magiin!! criticas sao muito bem vindas!! *u* brigaada! :D
seu blog eh otimo!!! muito bonito e bem escriito!! *-*
parebeens!! :D

Anna Laura. disse...

O folk é um dos meus estilos favoritos. Tanto na moda quanto na música. As estampas são maravilhosas sem contar nas franjas né, A-M-O franjas KLSAJSKLÇAJKLÇSAJKÇ

Caroline disse...

Gostei da moda Folk. Estilosa e... eu usaria sem medo de ser feliz!

iti disse...

Estilo legal...
mto bacana msm...
http://www.maquinazero.com.br/

Daniel Silva disse...

que tal um post de moda masculina, falando de cinto, entre outras coisas... iria ser booom

LuEs disse...

Nem li o texto, mas achei legal as imagens.

Luiz Scalercio disse...

cara eu nao sei muito de moda mas
eu gostei muito do blog .

Unknown disse...

A idéia do seu blog é bem interessante. É bom porque quando eu quiser pesquisar algo sobre o assunto, já sei onde achar. Mas cuidado com a ortografia.
Palavras como "exagero" e "peças" devem ser corrigidas...
Um abraço.

JuANiTo disse...

Folk pra mim é estilo música hahahha
mas vendo alguns exemplos aí...acho que as mulheres ficam lindas se não exagerarem!
Abraço!

Anônimo disse...

Muito, muito, muito bom... 1000 aplausos pra ti!... /\ \/ /\ \/!!!!
Se tiver tempo, visite esse meu outro blog:
http://feboys.blogspot.com/
Acho que você vai se amarrar...
Abraço!